No último post falei-vos de parte do material que acho ser indispensável para a prática do spinning, cana, carreto, linhas, clips e amostras; hoje vou completar essa lista com os restantes itens que servem na sua maioria para nosso conforto e também para nos facilitar o trabalho.
Visto que no último post acabei nas amostras faz todo o sentido que comece hoje por falar na forma que me parece mais eficaz de as transportar. Durante o ato da pesca vão ser enumeras as vezes que teremos que trocar de amostra e sendo assim o saco para amostras que a shimano disponibiliza será, para mim a melhor opção no mercado. Existem outras marcas que também oferecem as suas soluções, mas depois de analisar algumas delas este pareceu o melhor é mais funcional.
![]() |
Saco de amostras Shimano. |
Mas tirando todas estas escolhas o certo é que sendo da marca x ou y, este é um item que nos vai poupar imenso tempo, visto que as amostras estarão sempre à cintura.
Outro objeto que não pode faltar é o alicate, porque a primeira vez que formos desferrar um peixe só com as mãos, o mais provável é que fiquemos também nós com uma das fateixas cravada devido aos movimentos que o peixe faz quando se está a debater. Se possível que seja um alicate que também sirva para abrir as anilhas das amostras.
Um lipgrip ou alicate de lábios também será necessário pois vai facilitar na hora de manejar o peixe. Mais uma vez deixo a ideia de que meter a mão desprotegida num peixe com uma amostra na boca não será a melhor opção.
![]() |
Lip grip e alicate. |
Depois temos a indumentaria que terá que nos proteger do frio e não atrapalhar durante a pesca. Para podermos passar quatro ou cinco horas a pescar dentro de água teremos que estar o mais secos possível ou então não vamos conseguir aguentar o frio.
Neste ponto o uso de um fato de neoprene é o mais aconselhável. Um simples fato de surf ou mesmo até de kayak, mas no caso dos fatos de kayak, e apesar destes nos possibilitarem uma maior liberdade de movimentos, à que pensar duas vezes, pois estes não vão vedar tanto a água, pois por norma são fatos de manga cavada.
Neste ponto a minha escolha recai sobre o fato de surf.
Convém ainda o uso de umas botas ou botins para o efeito, também elas de neoprene por exemplo, de preferência com uma sola que permita uma boa aderência em zonas rochosas, de maneira a minimizar as escorregadelas. o uso de meias de neoprene também não será de desaconselhar.
Também de extrema importância será o uso de luvas de pesca ou uma dedeira, pois com a quantidade de lançamentos efetuados é provável que os nossos dedos e mãos se comecem a ressentir. Eu aconselharia o uso de luvas, porque para além de nos protegerem na hora de lançar também vão ser um aliado na luta contra o frio.
Se for o caso de se ir pescar de noite, o uso de uma lanterna de cabeça também não será má ideia. =P
Este, em conjunto com o material que apresentei no último post, será o material que a meu ver me parece indispensável para nos iniciarmos nesta tão apaixonante vertente da pesca.
Espero ter ajudado no esclarecimento de algumas dúvidas e caso achem que, ou algum dos itens não é o mais correto, ou que outros serão necessários, não deixem de comentar e deixar as vossas opiniões.
Boas pescarias.
Olá João, quanto aos post de material para te iniciares ao spinning não tenho nada a apontar, se já tens o material que falas nos post então só te falta mesmo é começares a pescar.
ResponderEliminarqualquer coisa apita ;)
1 abraço
zé
PS. mete os comentários para serem moderados.
Eliminar1º de volta e meia alguem pode comentar o teu blog com coisas que nada tem a ver e se não te aperceberes fica o comentário sem tu saberes.
2º quando tiveres uns 20 post, se alguem comentar os primeiros post nunca vais saber e as pessoas ficam sem resposta ;)
Olá Zé, sim, o material já está todo alinhadinho à espera que o mar se ajeite para ser estriado. Esperemos que seja uma boa estreia.
EliminarE se alguma vez alguma dúvida persistir eu digo alguma coisa. ;)
Já agora obrigado pela recomendação em relação aos comentários. Situação revista e normalizada.
Boa noite e boas pescarias,
J.Pacheco